Se você quer fazer um certificado digital como pessoa física, é preciso seguir algumas etapas e vamos te mostrar como emiti-lo com um guia de passo a passo. O documento que é uma identidade digital pode facilitar sua vida com as funcionalidades que oferece.
Desde 2001, o certificado digital tem facilitado a vida de muita gente, seja como pessoa física ou jurídica, já que é um recurso utilizado especialmente para autenticar e validar documentos em formato digital sem precisar reconhecer firma em cartório.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Se precisar assinar um contrato eletrônico em PDF, por exemplo, o recurso serve tanto para comprovar a veracidade do documento como da sua assinatura. Além disso, permite a realização de transações online de forma segura. Ou seja, fazer um certificado digital permite a troca segura de informações por meio de uma identificação virtual.
O processo para a emissão do certificado pode ser feito pela internet, ou pelo menos, parcialmente. O Serpro é a Autoridade Certificadora que emite certificados digitais e para obter um para pessoa física, deve escolher uma Autoridade Certificadora habilitada.
Você pode acessar diretamente a página da Autoridade Certificadora habilitada pela AC-RFB (Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal do Brasil) para preencher e enviar a solicitação de e-CPF.
AC-RFB é uma Autoridade Certificadora (AC) que faz parte da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).A ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica de confiança formada por empresas privadas e públicas que garante a emissão de certificados digitais de forma segura e com validade jurídica.
A Autoridade Certificadora que emite o certificado digital é habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). Para ter um certificado digital, é preciso buscar por uma empresa autorizada pelo governo, como a Serasa Experian, por exemplo.
O certificado digital pode ser adquirido no formato de arquivo para ser instalado no computador, em um dispositivo (cartão ou token) ou como arquivo na nuvem.
Para escolher uma Autoridade Certificadora (AC), você pode considerar o seguinte:
- Hierarquia da ICP-Brasil – Verifique se a AC está na hierarquia da ICP-Brasil. Os certificados digitais emitidos por essas entidades têm validade jurídica total.
- Reputação – Avalie a reputação da AC no mercado. Você pode pesquisar na internet e em sites de referência para ver o que as pessoas dizem sobre o serviço prestado.
- Nível – As ACs são divididas em dois níveis: primeiro nível e segundo nível. As de primeiro nível podem emitir certificados para outras ACs, que são consideradas de segundo nível. As de segundo nível são responsáveis pela emissão de certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.
Como obter certificado digital para pessoa física
Aprenda como fazer o certificado digital seguindo os passos abaixo:
Como fazer certificado digital para pessoa física
- Escolha uma Autoridade Certificadora (AC)
Existem diversas ACs no mercado, como a Soluti, Serasa Experian, Certisign, Valid, entre outras. Pesquise e escolha uma AC confiável e reconhecida. O exemplo abaixo é com a Valid. Na página inicial, do lado esquerdo da tela você escolhe o Tipo de produto, clique em “Pessoa Física” e embaixo escolhe o período em “Validade” (entre 1, 2 ou 3 anos)
- Escolha o modelo
Na página seguinte, escolha entre os modelos oferecidos. No lado direito da tela, você encontrará um assistente virtual para ajudá-lo caso necessite. E também um link para a equipe de suporte. Você pode optar, além do período de validade de seu e-cpf, o tipo de certificado e se é renovação.
- Efetue a compra
Após escolher o modelo de certificado, confira as informações e clique em adicionar ao carrinho. Após, irá para a página de compra e escolha sua opção de pagamento.
4- Agendamento de atendimento
Após realizar o cadastro e a compra, agende o atendimento: Entre em contato com a AC escolhida e agende um atendimento presencial. Em alguns casos, é possível realizar o atendimento online, mas isso pode variar de acordo com a AC e o tipo de certificado desejado.
5- Compareça ao atendimento
No dia e horário agendados, compareça ao local indicado pela AC com os documentos necessários. Durante o atendimento, será realizada a validação da identidade e a coleta de informações para emissão do certificado.
6- Instale o certificado digital
A AC irá emitir o certificado digital. Você receberá um arquivo contendo o certificado e as instruções para a instalação. Siga as orientações para instalar o certificado no seu computador ou dispositivo móvel.
7 – Teste o certificado
Após a instalação, é importante realizar testes para verificar se o certificado está funcionando corretamente. A AC fornecerá instruções sobre como realizar esses testes.
Dicas importantes:
Verifique os requisitos: Antes de solicitar o certificado digital, verifique os requisitos necessários, como documentos e informações pessoais ou empresariais que serão solicitados. Geralmente, é necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, CNPJ (no caso de empresas), entre outros.
Em relação ao pagamento: após a validação da identidade e a coleta de informações, será necessário efetuar o pagamento do certificado digital. O valor pode variar de acordo com a AC e o tipo de certificado escolhido. E em algumas situações a cobrança pode ser solicitada antes de confirmar o agendamento (como no caso do exemplo).
Lembrando que esse é um passo a passo geral e pode variar de acordo com a AC escolhida. É importante seguir as orientações específicas da AC durante o processo de obtenção do certificado digital.