O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em comunicado, ter atingido, em setembro, recorde em aprovações de financiamento para projetos de inovação. A instituição de fomento afirma ter registrado R$ 9 bilhões em aprovações no mês passado, maior montante para o segmento na história.
Do total, R$ 6,6 bilhões são recursos provenientes do programa BNDES Mais Inovação, com a Taxa Referencial (TR), que neste mês está em 0,81%.
Presidente do banco, Aloizio Mercadante observa que não é possível ser competitivo sem ser inovador. “Por isso, as principais economias do mundo fazem política industrial de inovação com recursos públicos a custos competitivos e é justamente isso que estamos fazendo”, diz ele, no comunicado.
O banco destaca que oferece diferentes linhas de apoio a empreendimentos de inovação. Além do BNDES Mais Inovação, existem outras linhas incentivadas nessa área.
A instituição ressalta, ainda, que mantém o programa BNDES Garagem. O programa visa criação e aceleração de startups e oferece apoio não reembolsável a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades e instituições tecnológicas em parceria com empresas, com recursos do Fundo Tecnológico (BNDES Funtec).