Candidata democrata nas eleições presidenciais americanas, a vice-presidente Kamala Harris realizou o último comício de sua campanha eleitoral no Estado-chave da Pensilvânia na segunda-feira, em um evento repleto de celebridades e uma multidão de cerca de 30 mil pessoas.
A candidata focou seus últimos esforços neste Estado-chave, que oferece o maior número de votos no Colégio Eleitoral de todos os sete estados-pêndulo que deverão determinar os resultados das eleições. Kamala iniciou o dia com uma visita a Allentown, cidade com grande comunidade porto-riquenha, que foi atacada por seu rival Donald Trump durante um comício na semana passada. Depois, visitou Reading e fez um breve comício em Pittsburgh, onde contou com a atuação da cantora Katy Perry.
Kamala terminou o dia na Filadélfia com um evento repleto de estrelas, como Lady Gaga, que se apresentou cantando uma versão de “God Bless America”. Já Oprah Winfrey subiu ao palco ao lado de jovens que votariam pela primeira vez e afirmou que este era o voto “pela cura em vez do ódio”. Também estiveram presentes Ricky Martin, Fat Joe, entre outros famosos.
“O momento está do nosso lado”, disse Harris a uma multidão que entoou: ‘Nós vamos ganhar’. “Esta noite, então, terminamos como começamos: com otimismo, com energia, com alegria”, disse a candidata.
A candidata focou seus últimos esforços no jovens, nas mulheres, nos afrodescendentes e nas comunidades de imigrantes, esta última alvo das campanhas de seu oponente Donald Trump.
A Pensilvânia é o Estado-pêndulo mais cobiçado das eleições de 2024. Conhecido pelo eleitorado imprevisível, o estado tem um papel fundamental. Além da Pensilvânia, os outros Estados-pêndulo deste ano são Michigan, Wisconsin, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Nevada.