O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu que a população passe as próximas 72 horas atenta aos meios de comunicação do município, para evitar acidentes como consequência das chuvas esperadas. “Não precisa se apavorar, mas é para ficar atento [na sexta, sábado e domingo], porque esses eventos colocam a vida em risco”, disse ele, em entrevista coletiva.
Caso as previsões se confirmem, segundo Paes, “é muito provável que haja riscos de deslocamento e que o serviço público tenha mais dificuldade de trabalhar”. “Eventualmente, vamos pedir aos patrões que sejam mais flexíveis para evitar o deslocamento na cidade. O que não for essencial, não deve ser feito.”
Ao comparar com eventos climáticos extremos que costumam ocorrer no Hemisfério Norte, como tornados e nevascas, o prefeito ressaltou que a população não tem o costume de seguir protocolos em situações de perigo como a chuva esperada e pediu atenção às orientações da prefeitura.
Alerta de “grande perigo”
A entrevista do prefeito do Rio vem após diversas autoridades climáticas alertarem para a previsão do tempo nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo”, com previsão de chuvas intensas na região Sudeste. As tempestades podem iniciar nas primeiras horas de sexta-feira (22), alertou o instituto.
Em nota, o Inmet detalhou que pode ocorrer chuva superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h. O instituto alerta que o cenário infere grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.