Duas décadas depois, a primeira aeronave supersônica privada desde o Concorde levantou voo. Em 22 de março, o demonstrador supersônico XB-1, da Boom, completou seu voo inaugural no Mojave Air & Space Port em Mojave, Califórnia.
Teste foi um sucesso
Com o piloto de teste chefe Bill “Doc” Shoemaker nos controles, o voo do XB-1 foi um sucesso. Logo atrás estava o piloto de testes Tristan “Geppetto” Brandenburg em um avião de perseguição T-38 para observar e confirmar altitude e velocidade atingidas.
Com um comprimento de 19 metros e uma envergadura de 6 metros, o avião supersônico alcançou uma altitude de 2.170 metros e velocidades de até 440 km/h. De acordo com a Boom, as características aerodinâmicas e capacidade de voo ainda serão aperfeiçoadas. Ainda segundo a empresa, isso permitirá que a aeronave atinja velocidades superiores a Mach 1, equivalente a cerca de 1.235 km/h.
As inovações para o XB-1 incluem um sistema de visão de realidade aumentada, aerodinâmica otimizada digitalmente, uma estrutura composta de carbono e entradas de ar supersônicas que desaceleram o ar de entrada para velocidade subsônica, possibilitando que a aeronave seja alimentada por motores a jato convencionais.
Veja abaixo o vídeo do voo inaugural:
Aeronaves supersônicas
- O objetivo da Boom é que o XB-1 ajude no desenvolvimento da tecnologia que será incorporada ao jato supersônico Overture da empresa, projetado para transportar até 80 passageiros a velocidades de Mach 1.7 (mais de 2.000 km/h).
- A aeronave é considerada o próximo passo na tecnologia supersônica.
- Quando o último Concorde pousou, em 6 de novembro de 2003, foi um grande retrocesso tecnológico.
- Por anos, testes com aviões do tipo foram totalmente esquecidos.
- Mas hoje, além do XB-1, outros protótipos estão sendo testados pela Nasa e por várias empresas privadas.
- O objetivo é garantir viagens comerciais com aeronaves supersônicas ecologicamente corretas e economicamente viáveis.
- As informações são da New Atlas.