Brócolis: veja os principais motivos para incluí-lo na rotina
Ele faz parte do time dos vegetais verde-escuros, reconhecidos por concentrarem substâncias valiosas para a saúde
Perfil
O alimento é de origem europeia, e há dois tipos encontrados por aqui: o ramoso e o de cabeça única, também chamado ninja. Outros tipos, como o roxo, podem ser encontrados em outros países.
Bom para o cérebro
O vegetal é um dos maiores fornecedores de ácido fólico, ou vitamina B9, que faz parte do complexo B. Em estudos, esse nutriente revela-se benéfico para os neurônios, contribuindo para a cognição.
Contra o câncer
Também oferece compostos conhecidos com isotiocianatos, com destaque para o sulforafano, que aparece em estudos pela atuação na redução do risco de câncer.
Melhor preparo
Nutricionistas recomendam que, antes do uso, o alimento passe pela técnica de branqueamento. É assim: higienize, mergulhe-o rapidamente em água fervente e, depois, retire-o da panela e coloque imediatamente em uma tigela com água gelada. O preparo no vapor também é indicado.
Versátil
Dá para usar em saladas, em sopas, cremes e como acompanhamento com alho torrado. Fica ótimo em receitas de carnes ou frango, com um toque oriental, e se destaca em pratos de massa à moda italiana.
Confira mais benefícios dos vegetais verde-escuros:
Leia a reportagem
Veja mais web-stories