Chá de gengibre: para que serve? Alivia a tosse? Ajuda a emagrecer?
Confira os reais efeitos ligados a essa bebida
Quem é
Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, o gengibre é um rizoma – significa que é uma raiz rasteira, não profunda. “Tem atividade anti-inflamatória, antioxidante, bactericida, fungicida e antiviral já estabelecida”, diz.
Substância de destaque
Ele é riquíssimo em gingerol zingibereno, um composto considerado excelente para a digestão. Não à toa é servido no restaurante japonês, em formato de gari.
Digestão e enjoos
O chá feito de gengibre também tem a capacidade de atuar em prol da digestão. Segundo Vanderlí, ainda reduz enjoos, sintoma muitas vezes presente na gravidez. “Ele é seguro para ser consumido ao longo de toda a gestação”, diz a especialista.
Respiração
Os óleos presentes no gengibre são expectorantes. “É por isso que, ao tomarmos chá de gengibre, seja quente ou frio, há uma melhora perceptível na respiração”, explica Vanderlí, que é conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Gripes e resfriados
Vanderlí diz que todo mundo deveria ter gengibre em casa, porque é uma planta que ajuda o organismo a se adaptar quando há mudança de temperatura. Outra vantagem é que tem ação contra vírus e bactérias, então poderia proteger contra gripes e resfriados.
Saciedade
A nutricionista informa ainda que, ao melhorar a digestão, o chá de gengibre ajuda a acionar mecanismos envolvidos na saciedade. Isso pode, no fim das contas, favorecer o controle de peso.
Já ouviu falar no matcha? Conheça esse chá verde mais poderoso
https://www.estadao.com.br/saude/matcha-8-beneficios-que-esse-cha-verde-mais-potente-traz-para-o-corpo-e-o-cerebro/
Veja mais Web Stories