Chá de hibisco realmente ajuda a emagrecer?
A bebida ganhou essa fama entre quem deseja perder peso; confira se faz sentido
A planta
De nome oficial Hibiscus sabdariffa D. C., a planta é conhecida popularmente como hibisco ou vinagreira. Trata-se de um arbusto perene, de caule arroxeado, e que pode ter de 2 a 4 metros de altura.
Composição
O cálice floral é cheio de substâncias valiosas, como vitamina C, ácidos orgânicos, além flavonoides, pro-antocianidinas e antocianinas, compostos conhecidos pelo potencial antioxidante e anti-inflamatório.
Papel no emagrecimento?
Há alguns estudos sugerindo a conexão entre o chá e mecanismos envolvidos na perda de peso. Mas, segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, não há uma relação direta entre uma coisa e outra. Ela informa, porém, que alguns efeitos nesse contexto merecem menção.
Efeitos
A nutricionista da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT) explica que as pro-antocianidinas e as antocianinas ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação em geral. Embora isso não signifique perda de peso, pode representar alterações nas medidas corporais.
Benefícios na obesidade
Vanderlí ressalta ainda que indivíduos com obesidade apresentam um quadro inflamatório sempre presente e, nesse sentido, o chá de hibisco pode ser um grande aliado.
Substituto saudável
Outro ponto a favor do chá de hibisco é que, em geral, ele entra no lugar de outras bebidas. Se ocupar o espaço de líquidos calóricos, isso já é uma vantagem no processo de emagrecimento. Mas, de novo: não há relação direta entre a bebida e a perda de peso.
Contraindicações
Grávidas, lactantes e portadores de doenças cardíacas graves não devem consumir a bebida, alerta a nutricionista.
Agora conheça os benefícios do matcha, um chá verde mais poderoso:
Leia a reportagem
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar Web Stories