De acordo com um estudo publicado pela American Heart Association, comer pelo menos três porções de mirtilos pode salvar as mulheres de ataques cardíacos. Isso se deve aos altos níveis de flavonoides da fruta.
Esses compostos também estão presentes nas uvas, morangos e em outros vegetais.
Os mirtilos são ricos em um tipo específico de flavonoide, a antocianina, que ajuda a dilatar as artérias e combater o acúmulo de placas, de acordo com o estudo.
Detalhes do estudo
Os pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de frutas vermelhas de 93.600 mulheres com idades entre 25 e 42 anos ao longo de 18 anos.
No final do estudo, concluíram que as mulheres que comeram três ou mais porções de mirtilos por semana reduziram o risco de ataque cardíaco em até um terço.
No entanto, as mulheres que seguiram uma dieta rica em outras frutas e vegetais não tiveram os mesmos riscos reduzidos de ataque cardíaco.
Os resultados ocorreram independentemente de outros fatores de risco, como idade, pressão alta, histórico de doença cardíaca na família, índice de massa corporal, nível de atividade física, tabagismo e consumo de álcool e cafeína.
De acordo com a American Heart Association, incluir frutas vermelhas, como mirtilos e morangos, além de outros vegetais e cereais integrais, é essencial para uma dieta saudável.
A entidade destaca que uma alimentação variada é fundamental para garantir a ingestão adequada de nutrientes.