O criptofugitivo sul-coreano Do Kwon foi libertado da prisão em Montenegro na manhã de sábado, enquanto a Suprema Corte delibera sobre pedidos de extradição dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
O advogado de Kwon, Goran Rodic, também confirmou sua libertação. O passaporte de Kwon foi retido para impedi-lo de deixar o país, segundo a TV estatal.
Kwon foi transferido para um abrigo para estrangeiros ainda neste sábado, informou a TV estatal, citando Rodic, que acrescentou que apelaria a um tribunal, argumentando que Kwon deveria poder permanecer foragido até que uma decisão de extradição fosse tomada.
A Suprema Corte de Montenegro suspendeu na sexta-feira decisões anteriores de juízes de nível inferior para extraditar o ex-magnata das criptomoedas para a Coreia do Sul, paralisando um esforço para entregar o cofundador da Terraform Labs Pte ao seu país natal. As penalidades são menos severas lá do que nos EUA, onde os promotores querem julgar Kwon pelo colapso de US$ 40 bilhões da stablecoin algorítmica TerraUSD em 2022.
O Supremo Tribunal agiu um dia depois do principal procurador do país dos Balcãs, alegando erros processuais, ter contestado as decisões que favoreciam o pedido da Coreia do Sul. A extradição para qualquer um dos países só é agora possível após novas deliberações do tribunal, que não ofereceu qualquer prazo para uma decisão final quando anunciou a sua decisão na sexta-feira.