Além dos ovos gourmets, que fazem grande sucesso, as fabricantes de chocolate apostam em parcerias com outras marcas para atrair consumidores nessa Páscoa. Pelo segundo ano consecutivo, a Kopenhagen se juntou à varejista de calçados e bolsas femininas Arezzo para lançar um produto exclusivo na Páscoa. Já Cacau Show, Havana e Kinder oferecem opções temáticas que incluem personagens de desenho animado, campeonatos de futebol, balas e filmes.
Na Kopenhagen as ações colaborativas, conhecidas como “collabs” na abreviação em inglês, são parte importante da estratégia. A parceria com a Arezzo vem desde o ano passado, quando lançaram juntas uma coleção de bolsas e sapatos inspiradas na linha Língua de Gato. Para 2024, a aposta é o produto novo que reúne o ovo sabor Língua de Gato e uma bolsa de ombro personalizada.
Além disso, a empresa também possui licenciamentos voltados para o público infanto-juvenil, que tem bastante apelo. A linha inclui ovos da Wandinha, personagem da família Adams, e da animação Kung Fu Panda. Além da embalagem personalizada, todos contêm um brinde relacionado ao tema.
“Essas iniciativas são focadas em branding, em posicionamento de marca. O objetivo é estar presente na vida do consumidor em outras jornadas”, explica Renata Vichi, sócia e executiva-chefe do Grupo CRM, responsável pela Kopenhagen e Brasil Cacau.
Paralelo a isso, a empresa conta com as linhas de ovos gourmets que também atraem muitos consumidores. “A expectativa para a Páscoa é positiva, temos como target [meta] crescer 20% [na comparação anual)”, afirma. A visão se estende para o restante do ano, em que o grupo projeta crescimento acima de 25%.
Cacau Show, Kinder e Havana também têm suas apostas
Para este ano, a Cacau Show preparou um portfólio diverso de ovos licenciados. As opções vão desde times de futebol e campeonatos esportivos até filmes, personagens e desenhos animados.
Além do tradicional Kinder Ovo, que faz sucesso entre o público mais jovem, a Kinder trouxe para este ano ovos da animação Miraculous e dos Minions, os bonequinhos amarelos de macacão azul.
Outra que embarcou nessa tendência foi a argentina Havana, famosa pelos alfajores. Para a Páscoa, além dos sabores tradicionais, a empresa oferece ovos licenciados da marca de balas Fini.
Ao que tudo indica, essa será uma Páscoa de inovações. Ao todo foram lançados 115 novos produtos, ampliando o mix para 611 itens, segundo o levantamento da Abicab.
Para Jaime Recena, presidente executivo da associação, isso é um reflexo do otimismo do setor com o período. “O consumidor está mais seguro com o seu poder de compra e ávido por compartilhar experiências gastronômicas com amigos e familiares”, afirma.
Para atender à demanda, as empresas contrataram 8 mil trabalhadores temporários. Desse total, está previsto que ao menos 20% sejam efetivados depois das celebrações.