O Ministério do Planejamento e Orçamento informou em nota divulgada na noite desta segunda-feira (8) que Leany Lemos deixou o cargo de secretária Nacional de Planejamento, a pedido, no dia 5 de abril. À frente da secretaria desde a recriação da Pasta, ela comandou todo o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, aprovado e sancionado pelo Congresso Nacional.
A ministra Simone Tebet afirmou, em nota, que o trabalho de Lemos foi fundamental para a “reconstrução do planejamento”. “O trabalho da Leany à frente da Seplan foi fundamental para a reconstrução do planejamento do país e para a entrega de um PPA participativo e inovador, alinhado às melhores práticas internacionais. Um instrumento que materializa os desejos da população para o Brasil nos próximos quatro anos”, disse a ministra.
A Secretaria Nacional de Planejamento será comandada por Vírginia de Ângelis, que atuava como secretária-adjunta. Ela é servidora de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2006, tendo atuado, durante a maior parte do tempo, nas áreas de planejamento e orçamento governamental e gestão fiscal.