O membro do Conselho do Banco Central Europeu, Yannis Stournaras, disse que um total de quatro cortes nas taxas de juros é viável em 2024, para uma redução de 100 pontos-base até o final do ano.
“Se a inflação evoluir de acordo com nossa previsão de março e se essa tendência continuar até o fim do ano, acredito que este ano teremos reduções nas taxas de juros básicas do BCE”, disse Stournaras em uma entrevista ao jornal Proto Thema Sunday.
“Pessoalmente, acho que é possível reduzir as taxas de juros quatro vezes este ano, em 25 pontos-base cada vez”, disse ele. O BCE deve cortar a taxa duas vezes antes da pausa de verão, diz Stournaras.
As opiniões de Stournaras, que se enquadra no lado dovish do espectro de políticas do BCE, não foram totalmente compartilhadas até o momento por outros membros do Conselho do BCE.
“Essa ainda não é uma visão unificada”, disse Stournaras, que dirige o banco central da Grécia. “Alguns colegas são mais cautelosos e acreditam que os cortes nas taxas de juros devem ser mais moderados.”
Dados recentes sobre a inflação na França e na Itália corroboraram o argumento de que o banco central deveria começar a cortar as taxas mais cedo ou mais tarde.
À medida que o índice de preços ao consumidor se aproxima da meta de 2% do BCE, a maioria dos formuladores de políticas apoiou o sinal da Presidente Christine Lagarde de que o primeiro corte na taxa de juros ocorrerá em junho.
“As diferenças de opinião dentro do Conselho do BCE são muito menores do que a imagem na mídia”, disse Stournaras ao Proto Thema.