O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul terão temperaturas acima da média, podendo chegar a 40°C até quinta-feira (14). No entanto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e outras partes do país podem esperar chuvas intensas.
O alerta de “Perigo” — na cor laranja — emitido na segunda-feira (11) às 14h indica que a anomalia climática pode trazer riscos à saúde. O Inmet considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média por 5 dias consecutivos. Março é um período de transição entre o verão e o outono, quando as mudanças no clima podem ocorrer rapidamente.
A meteorologista Morgana Almeida aconselha evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e beber bastante líquido durante este período quente.
Além disso, o Inmet emitiu alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial” devido às chuvas intensas em várias regiões do país. Essas chuvas podem ser acompanhadas de ventos fortes e causar danos como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Os avisos estão em vigor até as 10h de terça-feira (12).
Em caso de rajadas de vento, é recomendável evitar abrigar-se sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os alertas valem até às 10h de terça.
Confira a previsão:
- No Rio de Janeiro, com alerta de “Perigo Potencial”, a temperatura máxima será de 33°C e a mínima de 22°C, com céu nublado a parcialmente nublado.
- Em São Paulo, afetada pela onda de calor, espera-se poucas nuvens durante o dia, com temperaturas entre 30°C e 17°C.
- Campo Grande terá máxima de 34°C e mínima de 23°C, com pouca nebulosidade.
- Porto Alegre terá tempo com poucas nuvens e temperaturas entre 33°C e 21°C.
- Belo Horizonte, com alerta de “Perigo” devido às chuvas intensas, terá pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde, com temperaturas entre 30°C e 18°C.