Este artigo foi escrito por Mike Pruzinsky, gerente de produto de índices de ações da Bloomberg.
Análise de 2023
Diante da incerteza econômica e geopolítica, os mercados acionários globais se mantiveram notavelmente bem em 2023, à medida que a inflação caía e a possibilidade de uma aterrissagem suave se tornava mais clara. A paciência dos investidores foi recompensada, pois os mercados começaram a levar em conta o impacto dos cortes nas taxas do Federal Reserve até meados de 2024. Isto ajudou a impulsionar o índice Bloomberg World Large & Mid Cap (WORLD) positivamente, com novembro passado sendo o terceiro melhor mês dos últimos 10 anos. O índice subiu 22,2% durante o ano-calendário de 2023.
Ainda assim, a divergência entre regiões e estilos de investimento permaneceu alta, especialmente no mercado de ações dos EUA, onde o aumento das chamadas “Sete Magníficas” ações impulsionou retornos acima da média. Os setores tradicionais de comunicações, bens de consumo discricionários e tecnologia, que se recuperaram rapidamente do ano anterior, também sustentaram um desempenho robusto. Além disso, o otimismo em relação a tecnologias inovadoras como inteligência artificial (IA) e blockchain fortaleceu a força do mercado.
Este ano, os investidores estarão atentos a qualquer sinal de desaceleração no crescimento dos lucros corporativos. Os investidores também observarão a saúde do mercado imobiliário e dos setores financeiros, pois tendem a ser os mais expostos aos movimentos das taxas de juros. Conheça várias informações-chave que a equipe de produtos de Índices Bloomberg está monitorando para ajudar a navegar pelo caminho à frente.