A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Piemonte para combater um grupo de criminosos especializado em desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na Bahia.
Para a PF, o esquema criminoso “era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades de Jacobina, Calim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova e Ourolândia”.
“As investigações revelaram um intrincado esquema de fraude em licitações, principalmente no ramo de locação de veículos, com pagamento de propina a servidores e pessoas politicamente expostas, por meio de um elaborado esquema de lavagem de capitais, compra de veículos de luxo e até mesmo transferências de quantias vultuosas a laranjas e testas de ferro”, informa nota da PF.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.