Nos últimos anos, o relacionamento do consumidor com as farmácias vem mudando. Não são mais apenas um local para onde ir em caso de doença. Se tornaram um local confiável para buscar informações sobre saúde, inclusive com a prestação de serviços em cuidados primários e preventivos, com o apoio de profissionais preparados para prestar apoio às famílias.
“Na nova identidade visual, o verde ganhou mais protagonismo e a cruz associada às farmácias foi atualizada para uma estrela que traz o ‘pulso’ da vida. Cada parte do novo símbolo remete a um olhar sobre o bem-estar integral, que envolve saúde social, do corpo, da mente e do ambiente. Queremos também transmitir o conceito de transformação constante, um pulso local que pode gerar mudanças em cadeia”, explica Daniel Campos, diretor executivo de marketing e clientes da RD Saúde.
“A nossa atuação caminha cada vez mais para cuidar do dia a dia do cliente, estar mais perto dele. Assumimos um papel que vai além do varejo farmacêutico e temos o compromisso de trabalhar pelo bem-estar da população”, ele prossegue.
Maior empregador do setor
Em coerência com a proposta, o grupo, que emprega 57 mil pessoas e tem 3 mil farmácias no país, que atendem a 1 milhão de pessoas a cada dia, adota o slogan “Juntos por uma sociedade mais saudável”. A nova marca também deixa claro que todas as empresas do grupo, incluindo Raia e a Drogasil, fazem parte de uma mesma organização.
E reforça o posicionamento da companhia, que continua ampliando sua capilaridade física e digital, disseminando um novo conceito de farmácia, com maior oferta de serviços de saúde em um modelo de negócio multicanal.
Em 2023, o grupo teve faturamento de R$ 36,3 bilhões, lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) de R$ 2,6 bilhões e atingiu market share de 16,1% no setor de varejo farmacêutico.
“Somos a maior rede de farmácias do país com as bandeiras Raia e Drogasil”, descreve Campos. “Temos marcas exclusivas fortíssimas, como a Needs, que já ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. O grupo também vem investindo em startups e outras empresas de soluções em saúde, como a 4Bio, Univers e Vitat. Faltava uma marca corporativa para amarrar tudo isso e deixar claro que todas essas empresas fazem parte de um mesmo ecossistema.”
Desde o ano da fusão da Droga Raia (como antes se chamava a Raia) e da Drogasil que a empresa não realizava uma campanha publicitária tão expressiva. O filme de 1 minuto estreou no intervalo do programa Fantástico, da TV Globo, antes de o conteúdo ser replicado, em diferentes formatos, em jornais, espaços públicos, cinema e canais digitais.
A definição nova marca foi resultado de quase um ano de trabalho, que envolveu três agências. A Box 1824 ajudou na definição do propósito e na construção dos pilares estratégicos (grandeza que impacta a saúde de milhões de pessoas, vocação de cuidar de perto, construção do futuro mais saudável e sustentabilidade no centro). Na sequência, foi realizada a criação da nova identidade visual e verbal em parceria com a Tátil. E a campanha multicanal ficou a cargo da Suno.
Para colocar na rua a nova marca da RD Saúde, os profissionais de marketing e publicidade envolvidos no projeto mapearam centenas de áreas que receberão a nova identidade visual, da sede corporativa em São Paulo aos canais digitais. Em todas as ações, a ideia é reforçar o conceito de pensar grande, mas cuidar de perto.
O ecossistema de apoio à saúde é fortalecido também pelo investimento na formação e no aperfeiçoamento de profissionais, que seguem protocolos rígidos e estão habilitados para orientar e acolher as pessoas. “Às vezes, a pessoa está com uma suspeita de influenza, covid ou dengue e pode fazer o teste na farmácia em vez de ir direto para o pronto-socorro”, diz o diretor da RD Saúde.
“A oferta de vacinas também vem aumentando e resgatamos a figura do farmacêutico de antigamente, aquele que tem um vínculo com os clientes, acompanha as necessidades de cada um e é visto pela população como uma referência em saúde.”