O mercado de moda nacional possui algumas joias raras, e uma delas – metal precioso! – é Reinaldo Lourenço. Neste domingo (24), o estilista apresentou a segunda coleção Couture da marca que leva seu nome como forma de celebrar quatro décadas de estrada. Rei, seu apelido, merece todos os (muitos) aplausos que recebeu ao fim do desfile, que aconteceu no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A reverência não vale somente pela coleção de peso, recheada de peças bem feitas e altamente desejáveis, mas também pela trajetória de sucesso em um mercado desafiador.
O estilista comanda de perto o ateliê e a confecção própria, que ficam em um prédio em Pinheiros. Ele começou informalmente, desenhando e costurando camisas em casa, ainda aos 11 anos, em Presidente Prudente (SP), sua cidade natal. Em São Paulo, foi produtor de moda e assistente de Gloria Coelho, com quem posteriormente foi casado e formou um power couple da moda nacional entre os anos 1990 e 2000. Juntos, eles tiveram Pedro Lourenço, outro talento precoce da moda.
A coleção Couture é uma ode à alta moda, nos moldes da haute couture francesa. As peças exibem bordados manuais, muito cuidado com a seleção de tecidos, e têm apelo de roupa de festa – o que faz tudo brilhar ainda mais. As peças foram apresentadas em uma passarela toda branca. Antes, enquanto os convidados entravam e se sentavam em cadeiras transparentes, um telão mostrava um cronômetro e, assim como anunciado no convite, quando os ponteiros chegaram às 18 horas, o show começou, pontualmente.
Foto: Zé Takahashi/ @agfotosite
No geral, o desfile foi um showcase de habilidades manuais de moda, da alfaiataria ao beneficiamento. Destaque para a silhueta de saia evasê rígida, com aspecto escultural, e aos vestidos volumosos, glamourosos, prontos para chamar a atenção em uma celebração à altura.
Cassia Avila, modelo cuja carreira está intrinsecamente ligada à marca de Reinaldo Lourenço, não poderia faltar nessa celebração. Daiane Conterato, Flavia Lucini, Marcelle Bittar e Carol Ribeiro também desfilaram. Um rosto novo no grupo de modelos-amigas foi o de Anttónia, cantora e filha de Gloria Pires. Na fila A, a orgulhosa mãe Gloria, o pai Orlando Morais, e os irmãos Ana, Bento e Cléo prestigiaram tanto o estilista quanto Anttónia.
Foi um desfile emocionante, que arrancou lágrimas da plateia. No backstage, ao fim da apresentação, Reinaldo também chorou, acompanhado do filho Pedro. Vida longa ao Rei, profissional que mantém o nível da moda brasileira lá em cima!
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.