Após uma partida tensa na Vila Belmiro, o Santos evitou a zebra, venceu a Portuguesa nos pênaltis e está de volta à semifinal do Campeonato Paulista depois de cinco anos fora.
O Peixe vai encarar o Red Bull Bragantino na semifinal, e será o mandante por ter tido uma campanha melhor que o Massa Bruta na fase de grupos. A partida será em 27 ou 28 de março.
No tempo normal, o jogo terminou empatado em 0 a 0. O Santos teve mais posse de bola o jogo inteiro, mas a Portuguesa era perigosa nos contra-ataques.
Aos 27 minutos do segundo tempo, Otero foi expulso, após o árbitro Raphael Claus entender que ele de uma “solada”. Isso equilibrou a reta final da partida, que acabou indo mesmo para as penalidades.
Na disputa de pênaltis, João Paulo, que vinha sendo criticado pela torcida por não pegar penalidades, defendeu a cobrança de Felipe Marques, o segundo da Lusa. Yeferson Quintana também perdeu para os visitantes.
Já o Peixe acertou as quatro cobranças que teve, com Giuliano, Guilherme, Tomás Rincón e Jair Paula e está na semifinal após cinco anos longe.