O Senado Federal
aprovou, nesta quarta-feira (7), o requerimente de urgência do projeto de lei (PL) que visa acabar com o benefício de saída temporária dos presos em feriados e datas comemorativas
, também conhecido popularmente como “saidinha”. Desta forma, a proposta não precisará ser analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) antes de ir a plenário.
A urgência foi aprovada em votação simbólica. Senadores governistas, como Paulo Paim (PT-RS), Jorge Kajuru (PSB-GO), Zenaide Maia (PSD-RN) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), porém, foram contra a urgência.
A expectativa, agora, é que todos os senadores votem o PL na semana que vem, depois do feriado de Carnaval. Se aprovado, o projeto voltará à Câmara dos Deputados
, já que sofreu alterações no Senado Federal.
O projeto
Relator do projeto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) decidiu incluir no texto a possibilidade de saída de presos apenas para atividades educacionais fora da prisão, como conclusão dos ensinos médio e superior e cursos profissionalizantes. A exceção, porém, não se aplica aos condenados por cometer crimes hediondos.
O texto, que revoga o artigo 112 da Lei de Execução penal, foi aprovado pelo Senado Federal em 2013 e pela Câmara em 2012. Como os deputados fizeram alterações, o projeto voltou a ser apreciado pelos senadores.
Outros pontos
O projeto também trata de outros temas, além da revogação da saída temporária. Um dos deles é a realização de exame criminológico para a progressão de regime de condenados. De acordo com o texto, um apenado só terá direito ao benefício se “ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento, e pelos resultados do exame criminológico”.
Além disso, o texto também estabelece regras para a monitoração de presos. Segundo a proposição, o juiz pode determinar a fiscalização eletrônica para:
– Aplicar pena privativa de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto ou conceder progressão para tais regimes;
– Aplicar pena restritiva de direitos que estabeleça limitação de frequência a lugares específicos; e
– Conceder o livramento condicional.
O detento que violar ou danificar o dispositivo de monitoração eletrônica fica sujeito punições, como revogação do livramento condicional e conversão da pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade.
Hey there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to rank for
some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
If you know of any please share. Thanks! You can read similar blog here: Warm blankets